POLÍTICA DE PRIVACIDADE E TRATAMENTO DE DADOS DA ALTERNATIVA SISTEMAS (“POLÍTICA”)

A privacidade e proteção dos seus dados pessoais são importantes para nós da Alternativa. Por isso mesmo, esta Política explica as práticas que adotamos em relação ao tratamento dos seus dados e informações pessoais. Mais do que isso, esta Política tem a intenção de afirmar o nosso compromisso com a privacidade e a proteção dos seus dados pessoais.

SOBRE A ALTERNATIVA SISTEMAS

Sempre que utilizarmos a expressão “Nós” nessa Política, estamos nos referindo à Alternativa Sistemas, mais especificamente à:

Alternativa Sistemas LTDA.
Rua Elza Felippini, 4-49 | Jardim Auri Verde | Bauru – SP | CEP: 17.047-170
CNPJ: 03.538.842/0001-90

Nossa empresa oferece soluções para gestão empresarial através do ERP Master e demais funcionalidades.

Portanto, sempre que você utilizar para utilizar nossos produtos e serviços, seja em nosso site << http://alternativasistemas.com.br/>>, software, aplicativo e canais de comunicação << alternativa@alternativasistemas.com.br | (14) 3879-0580>> (“Nossos Ambientes”), Você declara que leu atentamente a esta Política, está ciente dos termos estabelecidos e concorda – de forma livre e expressa – com as condições de coleta e uso dos dados mencionados nesta Política.

SOBRE OS DADOS QUE TRATAMOS

Nós somos uma empresa de software ERP, portanto atuamos como Controladora de dados pessoais somente nas situações em que envolvam:

  • Representantes comerciais de uma empresa interessada em nossos serviços;
  • Pessoas interessadas em acessar os Nossos ambientes, inclusive o nosso Blog, Redes Sociais e Newsletter;
  • Colaboradores e terceiros que prestem serviços para nós.

Nas demais situações atuamos como Operadora dos dados pessoais, já que a nossa operação é voltada para o mercado de empresas, ou seja, pessoas jurídicas (Business to Business – B2B) e não temos qualquer relação comercial com o consumidor final (pessoa física).

SOBRE OS DADOS QUE COLETAMOS

Como realizamos a coleta de dados?

Realizamos a coleta de Dados, o que inclui Dados Pessoais, de duas formas: i) quando Você submete as suas informações aos Nosso ambientes ou ii) quando Você interage com Nossos Ambientes e serviços.

Quais são os dados que coletamos?

A nossa coleta de dados sempre decorre de uma necessidade e, portanto, tem uma finalidade e uso determinado, como Você pode observar na tabela abaixo:

DADOS QUE COLETAMOS FINALIDADE DA COLETA DESTES DADOS
Dados de cadastro
Nome completo
  • Identificar Você;
  • Oferecer atendimento comercial exclusivo a Você;
  • Garantir o seu teste da solução Master ERP;
  • Garantir o seu acesso a nossa newsletter, e-books e demais conteúdos informativos;
  • Otimizar a sua experiência com a nossa empresa ao promover nossos produtos e serviços, assim como oferecer conteúdos, novidades, funcionalidades, promoções, campanhas, materiais exclusivos (como e-books) e demais informações que consideramos interessantes e pertinentes para Você;
  • Garantir o cumprimento de nossas obrigações legais e regulatórias;
  • Proteger vocês de maneira preventiva contra fraudes e demais riscos associados.
CPF
E-mail
Data de nascimento
Telefone para contato
Gênero
Cargo/função
Empresa em que Você trabalha, área de atuação da empresa e número de funcionários
Dados de identificação digital
Cookies
  • Identificar Você;
  • Cumprir com as obrigações legais impostas pelo Marco Civil da Internet (Lei 12.965/2014);
  • Proteger vocês de maneira preventiva contra fraudes e demais riscos associados.
Geolocalização
Dispositivo – versão do sistema operacional
Registros de data e horário das ações realizadas por Você
Telas acessadas por Você
ID da sua sessão
Dados de questionários e formulários
Nome
  • Identificar Você;
  • Otimizar a nossa relação e oferecer uma melhor experiência de consumo a Você;
  • Elaboração de estudos e análise estatísticas internas para melhoria das nossas soluções e experiência de consumo;
  • Controlar o acesso de usuários ao teste gratuito de 30 dias ao software, oferecido pela Alternativa Sistemas.
Empresa em que trabalha
Função dentro da empresa
Respostas dadas a questionários e pesquisas de satisfação e demais levantamentos opcionais

Você pode optar por não fornecer estes dados a nós, porém isso pode impedir ou impossibilitar o seu acesso aos Nossos Ambientes e serviços de forma total ou parcial, já que grande parte destes dados são necessários para a execução de nossas atividades.

Atualização e exatidão dos Dados

Os dados que Você nos fornece tem a atualização e exatidão garantida por Você, já que Você é o único responsável pelas informações enviadas. Portanto, atente-se e não se esqueça de atualizar e/ou corrigir as informações com o passar do tempo.

SOBRE OS DADOS QUE COMPARTILHAMOS

Nós realizamos o compartilhamento dos seus dados nas seguintes hipóteses e com os seguintes atores:

  • Requisição ou ordem judicial, nas quais compartilhamos seus dados junto às autoridades judiciais, administrativas ou governamentais competentes;
  • Automaticamente quando houver movimentações societárias em nossa empresa, como fusão, aquisição e incorporação;
  • Para garantir que a aquisição de um produto e/ou serviço de parceiro contratado de forma associada às nossas soluções possa ser realizada;
  • Para garantir o funcionamento de Nossos Ambientes e a prestação de nossos serviços, por exemplo, adotamos ferramentas internas para análise de dados comerciais, gestão de marketing ou de contratos, nestes casos específicos, as suas informações podem ser armazenadas em ferramentas de nossos fornecedores;
  • Para garantir a aquisição de um produto e/ou serviço de parceiro contratado de forma associada às nossas soluções, como no caso das soluções em nuvem (cloud).

Transferência Internacional de Dados

Os Dados que coletamos são armazenados em nossos servidores localizados no Brasil, assim como em ambientes de uso de recursos ou servidores na nuvem (cloud computing), isso poderá exigir uma transferência e/ou processamento destes Dados fora do Brasil.

Nessa situação, nós garantimos a adoção de procedimentos de privacidade, proteção de dados e segurança da informação com o mesmo nível de exigência legal praticada no Brasil, ainda que o país em que foi realizado o compartilhamento não ofereça a mesma proteção legal.

COMO ARMAZENAMOS SEUS DADOS PESSOAS E REALIZAMOS O REGISTRO DE SUAS ATIVIDADES?

A segurança da informação é uma preocupação constante em Nossos Ambientes, por isso armazenamos os seus dados de forma segura e controlada, seguindo o prazo mínimo imposto pela legislação brasileira:

PRAZO DE ARMAZENAMENTO FUNDAMENTO EM LEI
Dados cadastrais
5 anos após o término da relação Art. 12 e 34 do Código de Defesa do Consumidor
Dados de identificação digital
6 meses Art. 15, Marco Civil da Internet
Dados de questionários
Enquanto durar a relação e não houver pedido de apagamento ou revogação de consentimento Art. 9, Inciso II da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais

É possível a utilização de prazos de armazenamento superiores aos indicados na tabela para fins de auditoria, segurança, controle e preservação de direitos. Assim como nas situações em que a lei ou norma regulatória exigir.

COMO GARANTIMOS OS SEUS DIREITOS COMO TITULAR DE DADOS PESSOAIS?

Você pode realizar as seguintes solicitações junto ao nosso Encarregado de Dados Pessoais:

  • Confirmação da existência do tratamento de dados pessoais;
  • Requisição ou correção dos seus dados pessoais;
  • Limitação do uso dos seus dados pessoais, com a consciência de que isso pode impedir o seu uso ou acesso aos Nossos Ambientes e serviços;
  • Oposição e/ou revogação do consentimento do uso dos seus dados pessoais;
  • Eliminação/exclusão dos seus dados pessoais que tenham sido coletados por Nós, com a consciente de que poderá haver a necessidade de manutenção dessas informações por um período posterior ao pedido de exclusão, como a aponta o artigo 16 da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (Lei 13.709/2018).

Transferência Internacional de Dados

Os Dados que coletamos são armazenados em nossos servidores localizados no Brasil, assim como em ambientes de uso de recursos ou servidores na nuvem (cloud computing), isso poderá exigir uma transferência e/ou processamento destes Dados fora do Brasil.

Nessa situação, nós garantimos a adoção de procedimentos de privacidade, proteção de dados e segurança da informação com o mesmo nível de exigência legal praticada no Brasil, ainda que o país em que foi realizado o compartilhamento não ofereça a mesma proteção legal.

VIGÊNCIA E INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE ESTA POLÍTICA

Esta Política é válida a partir da data de sua publicação e poderá ser alterada a qualquer momento, para fins de adequação legal.

Caso haja a atualização desta política implique na necessidade de coleta de um novo consentimento, nas situações aplicáveis, Você será informado por meio dos canais de comunicação fornecidos por Você.

Isso pode incluir comunicação via e-mail, SMS, aplicativos de comunicação instantânea ou qualquer outra forma digital, cuja validade é garantida, eficaz e suficiente.

CANAIS DE ATENDIMENTO

Caso Você tenha alguma dúvida em relação a esta Política, entre em contato conosco através dos nossos canais de atendimento, que funcionam de segunda a sexta das 8h às 17h, exceto feriados nacionais:

  • Encarregado de dados Alternativa: dpo@alternativasistemas.com.br
  • Central de atendimento: (14) 3879-0580
  • Redes Sociais: @alternativasistemas no Instagram, Facebook e Linkedin
  • Nossa sede: Rua Elza Felippini, 4-49 -Bauru/SP

ALGUNS TERMOS E DEFINIÇÕES

Você deve considerar os seguintes termos e definições para fins desta Política:

  • Controlador: Empresa competente para realizar as decisões referente ao tratamento de dados pessoais.
  • Operador: Empresa que realiza o tratamento de dados pessoais em nome da Controladora.
  • Dados: Quaisquer informações inseridas, tratadas ou transmitidas através dos Nossos Ambientes.
  • Dados Pessoais: Dados relacionados à pessoa natural identificada ou identificável.
  • Encarregado ou Data Protection Officer (DPO): Pessoa indicada por Nós para atuar como canal de comunicação entre o controlador, os titulares dos dados e a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD).
  • Cloud Computing: Ou computação em nuvem, é tecnologia de virtualização de serviços construída a partir da interligação de mais de um servidor por meio de uma rede de informação comum (p.ex. a Internet), com objetivo de reduzir custos e aumentar a disponibilidade dos serviços sustentados.
  • Nossos Ambientes: http://alternativasistemas.com.br/, software, aplicativo e canais de comunicação alternativa@alternativasistemas.com.br, (14) 3879-0580>> .
  • Cookies: Pequenos arquivos enviados pelos Nossos Ambientes, salvos nos seus dispositivos, que armazenam as preferências e poucas outras informações, com a finalidade de personalizar sua navegação de acordo com o seu perfil.
  • IP: Abreviatura de Internet Protocol. É conjunto alfanumérico que identifica os dispositivos dos usuários na Internet.
  • Logs: Registros de atividades de quaisquer usuários que utilizem Nossos Ambientes.
  • ID de Sessão: Identificação da sessão de usuários quando é efetuado o acesso aos Nossos Ambientes.
  • Tratamento: Toda operação realizada com Dados Pessoais, como as que se referem a coleta, produção, recepção, classificação, utilização, acesso, reprodução, transmissão, distribuição, processamento, arquivamento, armazenamento, eliminação, avaliação ou controle da informação, modificação, comunicação, transferência, difusão ou extração.

Data de publicação: 30 de Outubro de 2020.